Navegando em família da Croácia para a Itália

Eles sempre nos perguntam: o que eles fazem quando velejam? Não está entediado? E a resposta é NÃO. Gostamos de deslizar na água.

Nossa travesia náutica Med2019, iniciada em fevereiro em Kastel Gomilika, perto de Split, na Croácia tem planejado chegar às Ilhas Baleares em julho. A viagem fica dividida em etapas. Enquanto navegamos, gostamos de descobrir novos lugares. Por enquanto, chegamos a 11 portos na Croácia e 4 no Montenegro.

Nesta fase, de Tivat Montenegro a Taormina Sicília, navegávamos 400 milhas com uma parada programada para descansar e conhecer Santa María de Leuca, já que é um destino muito requisitado para navegar e onde temos 7 barcos aprovados em Hostandboat. O lugar não nos decepcionou.

Santa María de Leuca, na província de Apúlia, é exatamente o ponto onde o Mar Jónico e o Mar Adriático se encontram. É o extremo sul do salto da bota do mapa de Itália. É uma cidade de casas brancas, muito mediterrânea. E exatamente onde está localizado o farol, o ponto que divide os dois mares, fica a Basílica do Santuário de Santa Maria de Finibus Terrae, construída nas ruínas de um templo dedicado à deusa Minerva, o santuário de Santa Maria de Finibus Terrae ( do latim “no fim da terra”) foi destruído por agressores turcos em várias ocasiões. Ele assumiu a forma atual em 1507, graças à nobre família Del Balzo, que também doou a bela pintura da Virgem com o Menino no altar principal. A vista panorâmica que este lugar tem, deixa você sem palavras, o mar e o pôr do sol, nós amamos.

Mas voltando à nossa rotina a bordo, nesta primeira seção, navegamos 150 milhas. Partimos às 9 horas da manhã de domingo 10 de Tivat, e chegamos a Santa María de Leuca na segunda-feira 11, após do almoço. Estamos no período de exames da Escola a Distância da Argentina que Pachi frequenta, por isso nos dedicamos a dar aula. Pachi se instala com seus suprimentos e o iPad na sala de estar ou no cockpit; a saida ao conve é proibida durante a navegação para ela, a menos que for com um de nós. Nesta viagem, que foi curta, brincamos de fazer formas com as massas coloridas por um longo tempo, pedi um objetivo e ela o fez.

Jorge estava muito concentrado em sentir o barco, ajustar o rumo, ajustar velas e manter sua rotina de sempre, verificar a temperatura do motor e a água sair do escapamento.Também conversamos muito. As palestras que aparecem são muito interessantes, são espaços onde compartilhamos muito.

Alguns pensam que à noite dormimos ancorados ou que paramos nos portos. Mas nessas viagens nem sempre paramos para passar a noite. Nesta seção, atravessamos o Mar Adriático a mais de 500 metros de profundidade, sem terra à vista por 18 horas. Jantamos fora no cockpit, tentamos jantar o mais tarde possível e Pachi vai dormir em sua cabine. E, em teoria, começamos com turnos de duas horas cada vez, onde fazemos guardas cuidando do percurso com o GPS e o trafico, se o vento muda de intensidade ou gira, e especialmente o tráfego marítimo que é bastante intenso nessa área.

Eu digo em teoria, porque nas primeiras 48 horas Jorge me perde, o balanço do barco produz em mim um efeito de berço, onde eu durmo sem parar. Felizmente, nenhum dos três fica tonto ou enjoado.

Em Santa María de Leuca, ficamos mais um dia do que o planejado, pois o vento girava para o sul, o que significava que era um vento contrário. Então o capitão decidiu adiar a partida um dia. Demos um passeio, alugamos um carro e fomos passear por cidades não turísticas. Entramos em várias igrejas e fomos ao supermercado para fazer uma grande compra de alimentos, aproveitando o carro, os dois refrigeradores a bordo e o carrinho da marina que evita ter que carregar muito peso por vários quarteirões. Como os barcos de visitantes geralmente ficam atracados nos primeiros pontões, isso fica bem longe da entrada.

Ontem, partimos às 9:30 da manhã de Santa Maria de Leuca. Depois deencher os tanques com água, fomos comprar pão e salgadinhos recém-assados ​​para o lanche e Jorge sugeriu que eu ouvisse a missa que começou às 8, algo estranho nele. , porque ele não pratica nenhuma religião. Mas fiquei encantada por ele querer se juntar a mim e a realidade é que o discurso do padre, que por sorte se entendeu perfeitamente em italiano, nós dois gostamos. Era o dia de San Antonio de Pádua e ficamos discutindo o conceito da vingança e piedade de Deus.

Navegamos com o desejo de mergulhar, porque a cor da água era turquesa, parecia uma piscina. Durante a manhã, gostei de ficar ao sol, pois não desfrutava faz muito tempo. Saímos do verão de janeiro em Angra e só agora começamos a entrarar no calor europeu. Pachi se preparou para o exame de inglês oral e nós três fomos na proa com nossos telefones celulares para gravar o vídeo deles. Ela deve falar, de acordo com as orientações dadas pela Srta. Karina na plataforma digital, em um vídeo entre 1 a 3 minutos sobre seu YouTuber  favorito. Nos divertimos muito nessa sessão de filmagem.

Ao meio-dia, comemos um delicioso lanche com um brie requintado e Jorge tirou uma soneca enquanto Pachi terminava os exames escritos, desta vez são 5 escritos e 2 orais e, uma vez que são trimestrais, são bastante longos. Enquanto navegávamos, Tommy os abaixou da plataforma e os enviou por correio, os imprimimos na Marinha e, quando chegamos a Taormina, devemos enviá-los em um envelope por correio postal juntamente com a lista de tripulação selada pelas autoridades de imigração que certificam que estamos fora de nosso país.

À tarde, bebemos cimarrao com um croissant cheio de creme de pistache, Pachi me disse como era triste em nossa vida anterior, porque ele sentia muita falta de mim quando eu trabalhava longas horas e chegava em casa muito tarde. Então ela começou a criar um computador Apple de papelão reciclado, que colou com a pistola de calor, para dar à sua amiga Violeta.

Enquanto você navega, sem a poluição visual ou sonora da cidade, são facilmente fornecidos momentos de criatividade e pensamento fora da caixa. E, à medida que navegamos, formamos uma boa equipe para manobrar, elevar e abaixar velas, nos aliviar nos guardas noturnos etc., esse exercício facilita a coordenação como equipe quando trabalhamos. Ontem, com Jorge, definimos novas ações para a nossa empresa Hostandboat e começamos a moldar um novo projeto náutico com o qual estamos sonhando e que nos motiva a desenvolver, que já encontramos uma maneira de monetizar.

E porque estamos convencidos de que a náutica também deve ser um valor agregado e deve fazer sua própria transformação digital. Ainda temos várias tarefas pendentes para nós, que executaremos quando chegarmos ao local e tivermos um sinal ilimitado na Internet. Nesta jornada, estamos conseguindo nos conectar ao roteador sem fio quando estamos mais próximos da terra, mas a maior parte da viagem não é, pois estamos navegando na ponta sul da Itália, na altura do Golfo de Taranto, e estamos várias milhas longe da terra.

A hora do banho, que é sempre muito valorizada quando você está navegando e mais quando o seu barco tem uma confortável caixa de chuveiro com água quente e, felizmente, não éramos mais tão adernados quanto o resto do dia. Vimos o pôr-do-sol e, à noite, Jorge cozinhava deliciosas sorrentinas de manjericão e pinoli com molho de cogumelos que comíamos na sala de estar, pois o cockpit estava molhado e friu. Pouco antes do jantar e quando o sol já havia caído, os golfinhos nos visitaram, desta vez nem sequer tentamos filmá-los, nós três ainda continuávamos observando-os brincar.

Ontem, o dia passou muito rápido, tanto que nem tivemos tempo de ouvir nenhuma das listas de reprodução que baixamos do Spotify.

Mas o mais interessante do dia foi que navegamos a maior parte do dia sem motor, com um bom ângulo de inclinação, o vento estava bom e nos proporcionou uma navegação agradável com o único som de água correndo sob o casco.

Para completar as 200 milhas que separam Santa María de Leuca de Taormina, temos aproximadamente 40 horas a mais para navegar, por isso esperamos que a previsão se cumpra e que possamos navegar com as velas cheias. Um champanhe muito frapê nos espera na geladeira para brindar na chegada, assim como fazemos há 3 anos toda vez que terminamos uma etapa das nossas viagems.